quarta-feira, 15 de julho de 2009

Show Inesquecível... Ramones na tour Adios Amigos 13/03/1996 - Olympia SP






É com toda certeza do mundo que torna esse show o mais inesquecível da minha vida. Primeiro porque era fã da banda, depois pelo simples fato de ser o show de despedida (no Brasil) e terceiro por ter apenas 15 anos de idade e estar sozinho em São Paulo... rs

Nessa época trabalhava no Banco do Brasil S/A, e tive a sorte de ter um chefe que também gostava de Ramones, Sr. Suzuki (que inclusive me presentiou com o album Brain Drain). O show seria numa quarta-feira... meio da semana, complicadíssimo... Mas ele compreendeu... Yeah!!!

Próximo passo foi encontrar meus amigos e organizar nossa ida pra São Paulo... Íamos numa excursão com uma galera de Curitiba. Já era madrugada quando eu e meus companheiros de punk rock chegamos na capital paranaense... Ale e Rondi (BLAST) e Felipe Vieira (grande amigo e único cara que conhecia na época que gostava de Pink Floyd). Pois bem, entramos no ônibus com nosso isopor de cerveja, cherry Coke (alguém lembra?) e claro Maracujá Jlle... rs

Chegando em SP fomos direto para as Galerias do Rock... sensacional!!! Comprei vários discos dos Ramones direto do fã clube dos caras... C.B.G.B - The Official Brazilian Fan Club - The Ramones... Nessa mesma loja (Beatmones) funcionava também o fã clube dos Beatles - HELP Fan Club. Havia um burburinho no ar, de quê, os Ramones iriam fazer uma tarde de autógrafos - logo desmentido por conta do estado de saúde de Joey Ramone.

Depois de conhecer a cidade, fomos para o local do show. Muita, mas muita gente esperando os portões do Olympia abrir... filas enormes que envolvia quarteirões inteiros... Bem, ficamos na fila aguardando o esperado momento de ver os precursores do punk rock ... Um cara me disse na fila, que o Dee Dee Ramone que empunharia o baixo nessa noite especial... Uau!

Algumas horas na fila... conversa vai e vem... Chegou a polícia de SP com umas "vassouras" que eles chamavam de cacetetes e varreram as ruas...rs. Era punk pra tudo que é lado... Pessoas sem a menor condição de garantir a segurança de outras pessoas... visivelmente abalados psicológicamente... achando que rockeiro era bandido... um show à parte. Mas a natureza se vingou dos caras e mandou uma senhora tempestade... choveu muito... alagou várias ruas. Sem contar os raios que desenhavam o céu naquele começo de noite. Parecia uma espécie de reverência aos RAMONES pelo serviço prestado ao Rock in Roll.

Os portões se abrem. Loucura total... Fui barrado! Mas logo escapei e entrei no Olympia. Não havia espaço para se mover um centímetro. As luzes se apagam e entra no palco um sujeito falando um monte de besteiras em inglês... e claro, é agraciado com tudo que a galera tinha na mão. Sem contar os cuspes... rs. Eis que entra o Psycho 69 (banda formada em NY pelo Supla) e destila um som pesado e chamado de metalpunkcore.

O Supla foi um capítulo à parte. Mas a partir desse show comecei a respeitar o papito. O cara desceu do palco e peitou aquela massa de gente com a cara e a coragem.

Passava das 22 horas quando as luzes apagaram-se novamente... começou aquela música de introdução do Loco Live THE GOOD, THE BAD, THE UGLY... One, two, three, four..... Era o show esperado... ou melhor, era o show que esperava a vida toda.

Começaram com durango 95, Teenage Lobotomy... depois não lembro da sequência das músicas... todas tocadas sem pausa e numa velocidade impressionante.

Os gritos de guerra não faltaram também Hey Ho Let's Go e Gabba Gabba Hey!!!

Finalmente deram uma pausa e menos de dois minutos veio o bis com My Back Pages do Bob Dylan do disco de covers Acid Eaters (onde homenageiam bandas dos anos 60), Chinese Rocks e Beat on the Brat... no fundo já ia aparecendo Adios Amigos, inesquecível!!!

Ninguem arredou o pé. Acenderam as luzes e o pessoal continuava "Hey Ho! Let's Go!", por fim uma longa salva de palmas. Todos que presenciaram aquela celebração ao punk rock tinham a impressão que seria a ultima vez dos caras em palcos brasileiros.

Essa hora estava perto do bar e pude ver uns velhões com jaqueta de couro, pinta de durões tomando Jack Daniels e chorando... Alguns moicanos de cabeça baixa... pessoas desoladas indo embora...

Antes de retornar para o ônibus vimos Eddie Vedder e Johnny Ramone saindo num carro branco... Depois soube que Mr. Vedder filmou os shows no Brasil e Argentina.

Nenhuma banda depois dos Ramones teriam tal carisma... aquele frontman desengonçado, aquele cabelo moptop, aqueles tênis sujos e a eterna jacketa de couro... sem contar o discurso minimalista mas que teve uma importancia gigantesca na história da música.


4 comentários:

  1. ei meu, tinha postado um puta comentario grande aqui mas fiz alguma merda e o blogspot apagou. De qualquer forma se tiver msn me adicione para podermos falar mais sobre sonzera pois por incrivel q pareça voce achou mais um grande fa de ramones e um cara que ja foi e hj só gosta de Viper.
    Parabens por esse post sobre o Ramones, muito emocionante.

    visite meu blog tb,
    http://www.meunomenaoeeneias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. tá aí 1 showq eu queria ter assistindo!
    abs
    phc

    ResponderExcluir
  3. Me fez chorar de saudade! Acho que este foi um dos dias mais incríveis da minha vida. Pior, esbarrei num gringo que ficava filmando toda hora na minha frente e xinguei ele um monte. Mais tarde vi na MTV que era o Eddie WEder, que eu adoro, que tinha vindo junto, queria morrer.

    ResponderExcluir
  4. Eu fui nessa turnê, mas no dia 11. Realmente um show inesquecível!

    ResponderExcluir